Plataforma SiVOn

Plataforma de Simulações Online criada por Estudantes da Escola Viva

Com experiências adquiridas durante a pandemia, conseguimos criar uma plataforma de simulações online que abrigasse todas as ferramentas necessárias para que uma Simulação ocorra de maneira fluida.

Logo no começo do ano, enquanto preparávamos a SiV a princípio presencial, já não estávamos muito confiantes de que de fato ela iria acontecer desta maneira. Isso me fez pensar bastante desde o início em como seria a SiV online.

Após experiências em Simulações realizadas remotamente, os alunos que participaram nos deram vários feedbacks, e, algo que me incomodou muito, foi saber que o único meio de interação era através do Zoom, de forma que dentro da simulação os delegados eram limitados às ferramentas desse aplicativo que claramente não é uma plataforma voltada para simulações online.

Na época eu já estava programando razoavelmente e foi então que eu tive a ideia de me propor um desafio: criar uma plataforma própria para fazer simulações, onde tudo o que a gente quisesse poderia ser incluído. Eu lembro que no começo tinha pensado em várias estruturas gigantescas, onde tudo seria automatizado e otimizado para conseguir rodar sem praticamente nenhuma interferência da mesa diretora.

Meu objetivo era transformar isso posteriormente em uma ferramenta de treino online, onde grupos de pessoas poderiam se juntar para discutir algum assunto de forma organizada sem utilizar um moderador humano. Porém, comecei a perceber que havia algumas funcionalidades que dariam muito trabalho desenvolver e que seriam melhor executadas pelo usuário.

No começo eu não tinha noção do trabalho que seria desenvolver essa ideia do zero, desde o backend ao frontend, às conexões usando websocket às várias bibliotecas para auxiliar nas funcionalidades, dentre outros problemas... tudo isso me assustava muito, então no começo ainda era "um plano B" de forma que eu estava desenvolvendo a plataforma mesmo sem saber se iria conseguir concluir a tempo.

Mas tudo mudou quando eu entendi um dos principais problemas da aplicação que eu não sabia como resolve: o meeting. Eu não fazia ideia de como eu iria conectar as câmeras e os microfones de todos os usuários ao mesmo tempo e gerenciar todas essas conexões. Foi então que eu descobri o Jitsi, uma plataforma que faz exatamente isso. Foi a partir daí que eu vi que seria possível; dei o aval para o comitê na nossa reunião semanal e declarei oficialmente que daria tempo de acabar até a simulação.

A partir daí, foi só código, horas e horas programando todas as funcionalidades que uma simulação precisaria ter. Pensando desde a lógica até a execução, passando pelo design e outras limitações da linguagem, e tudo isso em paralelo às atividades escolares normais. Confesso que foram trimestres bem difíceis onde eu trabalhei muito duro para manter tudo de pé.

Hoje a plataforma funciona sem problemas, e isso só foi possível devido ao apoio que toda a equipe me deu, onde eu pude dividir um pouco as responsabilidades. Delegando a parte de pensar o design e parte da responsabilidade de pensar as funcionalidades necessárias, mas, acima de tudo, tenho muito orgulho de ver essa aplicação rodando hoje e espero que o resultado faça todo o esforço ter valido a pena.

Tiago Americano,

Secretário de Organização da SiV 2020