Imprensa Escrita

Outra área incorporada à SiV é a imprensa, o jornalismo. Em nossa simulação, os participantes devem representar jornais com diferentes pontos de vista (portanto escrever textos com os quais não concordam). São preparados pelo professor de Língua Portuguesa, Lucas Meirinhos e acompanhados pelo Secretário de Imprensa e sua equipe. Neste ano incrementamos o trabalho e agora, além de representarem jornais, os participantes deverão representar colunistas existentes, fazendo dessa área algo mais estudado e embasado.

Quando entrei na Escola Viva, em 2017, conheci o projeto das Simulações capitaneado pelo Pablito e pelo Gil. Mas vi de uma forma distante o que eles estavam fazendo, achando incrível como essa experiência era vivida pelos alunos que tanto se envolviam mesmo não valendo nota alguma.

No ano seguinte, fui convidado a participar do projeto dando suporte na área da imprensa escrita. Ali, vendo os alunos trabalhando, percebi o quão rica pode ser essa experiência onde os nossos “jornalistas”, trabalhando para diversos jornais, lidando com linhas editoriais tão diferentes, correndo com o tempo, lidando com os prazos tão apertados, com tantas responsabilidades. E tudo isso funcionava plenamente, sem um professor lá, acompanhando tudo.

Já em 2019, estive dando suporte mais uma vez na imprensa da Simulação, tanto na preparação, como no próprio evento. O interessante é perceber como essa organização aconteceu, com ainda mais alunos participando (24 alunos inscritos apenas na imprensa) e tendo como grande figura de organização um dos alunos: protagonismo total!

É incrível ver como os alunos, quando acreditam e querem fazer parte de um processo que valoriza a autonomia e o pensamento crítico, não se importam com nota ou questões burocráticas. Eles se deparam, na prática da simulação, o que eles vão encontrar lá fora. É ali que eles praticam a vida, uma das coisas mais caras ao ensino crítico visto na Viva.

Lucas Meirinhos;

Professor

Artigos e Jornais

Acompanhe os trabalhos produzidos pela nossa Imprensa Escrita em outras edições da SiV