Comitê de Intervenções

Criado em 2019 e chefiado pela terceiranista Victória Schalch, o Comitê de Intervenções realiza as famosas crises que permeiam o debate. Estas servem de estopim para conversas e, além de deixarem o debate mais intenso, fazem de sua experiência algo muito mais memorável.

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Relatos Comitês de Intervenções

2019

O comitê de intervenção surgiu da ideia de propiciar um espaço novo às Simulações da Escola Viva; trazer a presença de figuras ilustres e que proferiram discursos que transcenderam o momento histórico ao qual pertenciam. Nesse sentido, caracterizadas e incorporando personagens de importância histórica, sejam eles presidentes, filósofos, ativistas, religiosos e representantes quaisquer, o Comitê de Intervenção se prepara em cenas e monólogos para intervenção no debate a fim de proporcionar uma atmosfera cênica e fantástica à simulação revisitando discursos da história e seus autores com o intuito de provocar questionamentos e incitar o pensamento reflexivo nos debatedores.

Ainda, o Comitê se responsabiliza pelas crises; acontecimentos repentinos que, para surpresa de todos, não estão no roteiro. Com o debate em andamento, todos testemunharão uma notícia inesperada que se faz, assim que divulgada, pauta primordial ao debate. Enquanto esse obstáculo não for vencido, o debate não ganha sequência. Esse ponto da simulação demanda muita criatividade e também sangue frio para que as diferentes forças se unam de encontro a um mesmo objetivo; encontrar uma solução para o problema em questão. Seja um problema de ordem social, econômica, política, ou ambiental, a tensão que se cria é a mesma e, na busca da otimização de tempo e continuação da discussão, o trabalho não para.

Victória Schalch