Audiovisual

Além de Imprensa Escrita, temos a nossa equipe de Audiovisual, responsável por fotografar e retratar a Simulação. Chefiada pelo professor Sylvio Rocha e pelo estudante João Paulo Amendoeira (e sua equipe), o Audiovisual também carrega cada vez mais a complexidade e preparação, sendo responsável por produzir tão bons trabalhos e por formar e, propriamente, preparar os estudantes para a área.

Durante a edição da SIV 2019, a equipe Audiovisual produziu um documentário sobre simulações

Relatos Audiovisual

O Audiovisual, como conceito, se baseia numa forma mais intensa de comunicação; a imagem traz o registro da realidade de forma fiel, ainda que suscetível a plurais interpretações, trazendo mais vida e, tornando-se assim, indispensável para a simulação. Em seu princípio, o Audiovisual era um “algo mais” da imprensa escrita, complementando as reportagens de cada jornal com imagens dos debatedores. Entretanto, o segmento conquistou seu lugar e independência, dialogando com a imprensa escrita e com a simulação em sua totalidade.

No ano passado (2019), a equipe, junto com a exímia mentoria do nosso professor Sylvio Rocha, produziu um documentário que buscava definir a SiV e entender suas ramificações. Durante o processos, os alunos tiveram acesso a todo o processo de produção: executamos as gravações, conhecemos a edição e, inclusive, com a parceria do pai de uma aluna da escola, produzimos nossa própria trilha sonora, uma experiência completa e muito enriquecedora. Hoje, o documentário tem sido usado para divulgar a Simulação.

Como aluna, o Audiovisual é mais uma comprovação de que a SiV é capaz de mover todos as habilidades de cada participante. Alunos que se desenvolvem na área de cinema, desenho e até música buscam nessa equipe a prática dessas áreas. Particularmente, foi a experiência dentro do Audiovisual que revelou meu gosto pela fotografia e produção de imagem, e sei que esse processo não ocorre apenas comigo, diversos talentos são revelados durante a simulação e é uma honra fazer parte disso tudo.

Com o distanciamento social e a impossibilidade de fotografar de perto nossos delegados, nos reinventamos, e em nome da equipe de Audiovisual da SiV, garanto que teremos grandes surpresas nesse ano.

Fernanda Boffelli

Secretária do Audiovisual de 2021